TelComp celebra decisão que alterou local para a construção de Usina de Dessalinização, em Fortaleza

De acordo com o Governo do Ceará, a usina ficará a mais de 500 metros dos cabos submarinos, distância considerada segura 

A TelComp comemorou a decisão do Governo do Ceará, que decidiu alterar o local para a construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza. A oficialização dessa mudança ocorreu no dia 14 de junho, em uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília. A TelComp foi representada pelo Presidente do Conselho Administrativo, Tomas Fuchs; pelo Presidente Executivo, Luiz Henrique Barbosa da Silva; e pela Gerente Regulatório e Jurídico, Amanda Ferreira.

O encontro contou com a presença do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, responsável pelo anúncio da realocação da usina, além de representantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Ministério das Comunicações, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Defesa e Marinha do Brasil.

Com a mudança, a usina de dessalinização ficará a 567 metros das estruturas dos cabos submarinos, distância considerada alinhada aos critérios internacionais de segurança. O Presidente Executivo da TelComp, Luiz Henrique Barbosa da Silva, parabenizou o Governo do Ceará pela decisão. “A gente fica satisfeito e entende que a decisão foi fruto de um trabalho conjunto que contou com muita gente envolvida em todo o processo. Teremos agora a usina e o hub de cabos submarinos coexistindo de forma harmônica, trazendo benefícios para a população cearense e para o Brasil. Importante dizer que o Ceará, além de contar com o hub de cabos submarinos, possui diversas fontes de energia renováveis que são fundamentais para atração de novas infraestruturas de data centers para a região nordeste”, afirmou.